Pular para o conteúdo principal

PÉROLA NEGRA



Do pó da terra foi feito o homem
E de sua costela se fez uma linda mulher.
Mas e a mulher negra...?!
Ainda mais linda, ainda mais formosa...
Como foi concebida, desenhada, lindamente ‘tingida’...?!
Sua divina imagem fora esculpida no ébano, do pó das terras de Oyó
E com certeza Deus usou de muita melanina, ziriguidum
E borogodó para o 'acabamento'!
Deus lhe deu gingado, um branco sorriso, lindas curvas, uma avenida
E todo o carnaval!
Deus fez o homem, a mulher e a 'mulher negra', suas divinas criaturas!

É rainha da bateria, de Sabá, da favela, do asfalto e da savana...!
É gostosa como a feijoada e da cor do Uísque do bacana!
Tava em Madureira, tava na Bahia, no Beaubourg, no Bronx, no Brás...
Eva, Lilith, Sheba, Sheron, Maju, Glória, Maria, Alba, Marielle, Giovanna, 'Antonelli',
Oprah, minha prima Rosemere, Oxum, Juliana Paes, Quitéria, Pagung, Paula Lopes, Nefertit...
Anastácia, afrodescendente e Afrodite!
Todas as mulheres deveriam ser negras!
Já foi de mucama a Primeira-Dama, morena de Angola e de Moçambique
Ela não é uma Deusa é uma Orixá!
Ela é Nossa Senhora, por vezes usa uma saiêta de Exu, mas foi feita por Olorum!
A mulher negra é uma 'especiaria' trazida com toda uma Nação
Para enriquecer de beleza a nossa raça!
É uma pérola negra, formosa, alegre e dadivosa...
Black Panther, Black Power, Black Mama, black is beautiful…
Laroiê, odoiá, êparrei!

Dela também é feita a mulata, a morena, a mameluca, a Escrava Isaura e a Iracema.
Marilyn que me perdoe, mas os homens preferem as negras!
Ah, uma negra num vestido...!
Ou apenas com uma ‘pintura’ da mulata daquela vinheta de carnaval!
Poetisa, a própria poesia, jornalista, frentista, ativista, normalista, passista, destaque, tudo!
Se eu fosse uma mulher também seria negra já que sou ‘pardo’!
Negra como a cor da sua tataravó, ou de um parente mais distante ou nem tanto!

Dela se fez o bumbum da brasileira, é sua tanga, dengo e rebolado
Com a mulher negra se fez o Novo Mundo, Novas Índias
Deusa iorubana, subsaariana, muçulmana, presbiteriana, caribenha, ‘crumbiana’, americana,
‘chicana’, nigero-congolesa e itaperunense!
Já foi escravizada e agora ela é quem escraviza, 'maltrata' e arrasa com os corações!
E é para ela que se faz um samba e com ela se faz amor!
Não tem perfil grego, não tem cabelo liso, mas muitas vivem maravilhosas
Em 'acrópoles' no alto de suas comunidades!

Deus e todos os orixás me ajudem a ter uma negra ao meu lado!
Que minha mulher seja uma negra, que tenha irmãs negras e juntos tenhamos filhas e filhos negros e assim ganhe mais tom essa vida tão cinza!
É a melhor mulher do mundo, a mais negra, a mais bunduda, a mais tudo!
É digna de todo nosso respeito, de louvor, Korin Orisá, samba-enredo, samba rock,
bossa e cha-cha-chá!
Digna de nossas palmas, batuques, gracejos e valor!.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O EFEITO 'ZANZA'

Que é o mesmo efeito de quem é 'acometido por paixão'! Por um amor platônico, cortês, proibido, 'pequeno-burguês', bandido, impossível(mas por que não?!) O efeito zanza te deixa zonzo... tamanha a beleza estonteante apesar da 'pouca estatura'! Te torna de novo um infante que lambe os beiços e se lambuza só de ver no 'baleiro' aquela gostosura! Um efeito que pode durar mesmo estando 'vinte anos sem ver'... Um esplendor que não sai de seus vinte anos('tatuada na mente'),  um sabor que ficou na boca sem eu nunca ter provado, porém, poder imaginar que gosto deve ser! Ah, é como sonhar acordado...! Se deparando com um cavalo alado com um 'espectro solar' refletido, em disparada, ou 'disparado' pelo seu chifre dourado! É um 'efeito estufa' que superaquece a temperatura e a obriga a usar shorts mesmo em junho, mês de 'sua primavera' ou aniversário! É o efeito que me fez 'vê-la em minha própria mãe' ao reti

SONETO 93's

'Toda a roupa recebe  a alma de quem a usa.'                   Mia Couto Um vestidinho verde-escuro ou 'oliva'...! Aquela peça, um vestuário apenas E tantos anos; 'passaram centenas'! Mas ao lembrar ainda cai saliva! E pros quitutes... vinham às dezenas! Como esquecer de noite tão festiva?! Marcado e 'solto' na memória viva Num 'sonho impúbere' que ainda encenas! A simples peça a transformou num passe A carruagem moranga e um pedaço ! Pratinho à mão e o vestido 'verde-alface'! No meio-fio a parecer 'compasso'! Fez que da escola eu também me lembrasse! Fada e madrinha que 'ousou' no regaço!

O QUE HÁ DE ERRADO COM ESSE AMOR?!

O que há de errado com esse meu amor...?! Que me faz amar, querer sem poder! E faz chorar com promessas de flor! Seta certeira na pessoa errada... Espinho de rosa com a paixão! Me faz mártir pela pessoa amada! O que há de errado com esse meu amor...?! Vem como algo bom e me faz sofrer É poesia ao rimar com a dor Era um sonho até aquela madrugada Noite em claro, insone e desesperada! A realidade até eu enlouquecer! Não há nada de errado com esse amor! Suas formas, regras, jeito ou o que for! Só um sentimento... eu que não entendi nada! Coisa ou obra de Deus a ser desvendada! O que há de errado com 'aquele amor'...?! O que há de errado com aquele ser...?! Que não canso de amar e hei de entender! Que deu para este ser uma razão! Fez a vida feliz e complicada! Mas deixou claro que amar é a questão!