Pular para o conteúdo principal

AMOR & POESIA



Vou tentar escrever um poema que não fale de beijo, 
De carinho, de flor ou de espinho!
Um poema que seja um ‘emaranhado de palavras’, 
Mas que não toque nenhum coração!
Amor sem poesia...
Poderia viver um sem o outro?!
Poesia sem amor...
E que graça teria isso?!
Não posso deixar de falar de amor 
Por mais que pareça repetitivo, cliché, 'batido' e cansativo!
Se é amor, tudo é válido...!
Tudo faz sentido!
Olhai os lírios no campo, as aves que gorjeiam, as nuvens que passam ou passeiam, 
As ondas ou 'vagas' que vagueiam, a garota de Ipanema e outras praias, as da favela,
As lindas professorinhas rodrigueanas, 'gonçalvianas,' 
Aquelas ‘botero-balzaquianas’, ‘sudanesas’ e sozinhas num ponto de ônibus desse mundo... 
O Deus desse mesmo mundo, o próprio mundo vasto de Raimundos...
E o amor como a sua solução!
A poesia sem amor não teria uma rima pra flor!
Não teria tanta beleza e não haveria inspiração, pois com amor o ‘feio é belo’,
O choro é 'de alegria' e qualquer sorriso é sincero!
Amor sem poesia não é amor, poesia sem amor não é poesia...
E sem amor o que eu seria...?!
Então não vamos só falar de amor.
Vamos fazer, praticar, cantar e distribuir!
O amor é uma entrega, uma troca, uma paixão, 
Ascensão e é por alguém a sua queda!
Amor e poesia se confundindo, fundindo e se difundindo!
Amor do borogodó das loiras ao dengo das mulatas!
Se o amor for impossível não custa sonhá-lo!
Deus existe e uma de suas moradas é sob um vestido
E sua forma é a do amor!
Então não posso deixar de escrever, falar, pensar, 
Viver ou ‘qualquer coisa’ sobre o amor.
A poesia sem o amor existe, mas não encanta.
O amor sem poesia, é só um sentimento
Que ninguém vive e nem canta!
Amor e poesia, uma perfeita união.

Comentários

  1. Amor e poesia. Dois clichês que eu não largo mão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigado por sua valiosa participação...e isso com certeza também devo ao amor e sua soma com a poesia...me trouxeram você e espero que também cativem a mais outros! Volte sempre e mais uma vez, muito obrigado!

      Excluir
  2. DAN!! Como você é lin 👏do!!
    Escreve o amor que emociona!!
    Êsse poema é lindo de muito lindo!!
    Como êle (o amor ) é cheio de histórias e todos que amam passam por êsse processo!
    Como alguém consegue fazer Um poema sem amor? Ninguém
    ninguém mesmo vai conseguir fazer um poema sem beijos, afagos, brigas,reconciliação!
    Porquê o amor trás todos êsses ingredientes!! Porquê sem êles essa receita desanda né DAN?
    Parabéns por vc ter trazido à tona êsse sentimento que dá vida, ódio, alegria e tristeza, mas nós não vivemos sem êle!
    DAN obrigada por essa lindeza!!
    😘🌹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadão, Mi... quão gratificante e inspirador pra mim é também ver a sua participação e compartilhamento de minha verve impulsionada por ninguém, algo ou 'alguém menos do que 'ele': o amor! É a ele que se deve a confecção desse e de tantos outros textos e histórias presentes aqui ou que eu ainda possa criar! Volte sempre minha amiga e mais uma vez muito obrigado!

      Excluir
  3. De uma beleza ímpar, os teus versos. Gostaria de te convidar a participares conosco e levar esse teu poema (se for possível entrares em contato comigo). para a nova edição da nossa Revista. Nosso tema de capa será "Um reflexo de amor no universo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigado por tamanha lisonja... fico muito feliz com o reconhecimento e honrado com esse seu convite! Me fale mais sobre sua revista....! Mais uma vez muito obrigado pelo comentário e convite... e tenha uma linda noite de domingo! Volte sempre!

      Excluir
  4. Claro que um não existe sem o outro, penso assim. Sei que é por amor e de amor que o poeta vive e desenha os anseios e alegrias de sua alma. Parabéns pela repetição, caro poeta!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O EFEITO 'ZANZA'

Que é o mesmo efeito de quem é 'acometido por paixão'! Por um amor platônico, cortês, proibido, 'pequeno-burguês', bandido, impossível(mas por que não?!) O efeito zanza te deixa zonzo... tamanha a beleza estonteante apesar da 'pouca estatura'! Te torna de novo um infante que lambe os beiços e se lambuza só de ver no 'baleiro' aquela gostosura! Um efeito que pode durar mesmo estando 'vinte anos sem ver'... Um esplendor que não sai de seus vinte anos('tatuada na mente'),  um sabor que ficou na boca sem eu nunca ter provado, porém, poder imaginar que gosto deve ser! Ah, é como sonhar acordado...! Se deparando com um cavalo alado com um 'espectro solar' refletido, em disparada, ou 'disparado' pelo seu chifre dourado! É um 'efeito estufa' que superaquece a temperatura e a obriga a usar shorts mesmo em junho, mês de 'sua primavera' ou aniversário! É o efeito que me fez 'vê-la em minha própria mãe' ao reti

SONETO 93's

'Toda a roupa recebe  a alma de quem a usa.'                   Mia Couto Um vestidinho verde-escuro ou 'oliva'...! Aquela peça, um vestuário apenas E tantos anos; 'passaram centenas'! Mas ao lembrar ainda cai saliva! E pros quitutes... vinham às dezenas! Como esquecer de noite tão festiva?! Marcado e 'solto' na memória viva Num 'sonho impúbere' que ainda encenas! A simples peça a transformou num passe A carruagem moranga e um pedaço ! Pratinho à mão e o vestido 'verde-alface'! No meio-fio a parecer 'compasso'! Fez que da escola eu também me lembrasse! Fada e madrinha que 'ousou' no regaço!

O QUE HÁ DE ERRADO COM ESSE AMOR?!

O que há de errado com esse meu amor...?! Que me faz amar, querer sem poder! E faz chorar com promessas de flor! Seta certeira na pessoa errada... Espinho de rosa com a paixão! Me faz mártir pela pessoa amada! O que há de errado com esse meu amor...?! Vem como algo bom e me faz sofrer É poesia ao rimar com a dor Era um sonho até aquela madrugada Noite em claro, insone e desesperada! A realidade até eu enlouquecer! Não há nada de errado com esse amor! Suas formas, regras, jeito ou o que for! Só um sentimento... eu que não entendi nada! Coisa ou obra de Deus a ser desvendada! O que há de errado com 'aquele amor'...?! O que há de errado com aquele ser...?! Que não canso de amar e hei de entender! Que deu para este ser uma razão! Fez a vida feliz e complicada! Mas deixou claro que amar é a questão!