Pular para o conteúdo principal

’POIESIS VITAE'



O que será de mim se eu não for poeta...?!
Eu que já demonstrei ter nenhuma habilidade
Para lidar com a realidade, para encarar os fatos,
Pra ser feliz sem amar e fazer coisas que não mandam
O meu coração!
Não consegui ser astronauta, médico, pugilista ou 'normal'...!
Me restou a poesia!
Quero ser poeta quando 'crescer de fato' e assim ser tudo o que eu quiser!
Não tenho vocação pra política e não sei ‘pilotar Brasília’ ou tanques de guerra...
Quero bater ponto na obra de Deus, carimbar acordos de paz!
Não sei fazer muito bem o que o diabo gosta, mas como ninguém, fazer amor!
Em poesia eu tenho um longo curriculum que trago desde a primeira infância
Onde eu já fazia de conta e ainda constam minhas viagens para Utopia,
Vitórias sobre gigantes e fantasmas em meus próprios medos,
Além de amores que eu mesmo inventei!
Um poeta vive de brisa, dos próprios sonhos, se nutre do néctar dos Deuses,
É eterno em sua obra e não depende de dinheiro sua felicidade!
Se eu não for poeta serei aprendiz de feiticeiro, doarei meu couro para fazer saias
Para suas senhoras, serei sereia, Giovanna Antonelli e uma linda normalista
Com suas saias ou plissados ‘parangolés em tergal’!
Serei um rei em Utopia, venderei ou leiloarei minh'alma pequena para o maior lance,
Serei lúcido por um instante e masturbador em tempo integral!
Não sei o que seria de mim sem a poesia e o seu ofício quase espontâneo de versar!
Não tenho a capacidade de um espinho para ferir...!
Quero ser uma linda flor ou uma jardineira triste a sorrir!
Se eu não for poeta o que será dessas montanhas...
Que só eu consigo ver através dessa selva de concreto...?!
Dos meus amores impossíveis e dos inventados?!
Não tenho especialização nas áreas que não envolvem sentimento...
Quero ser poeta e viver da mesma ‘arte’ que fazem as crianças levadas!
Um escritor que não sabe escrever se não for movido pela emoção...!
Um cantor desafinado, mas por suas musas acompanhado e motivado!
Ser poeta, algo que não se aprende na escola e que não se consegue ser sem saber amar.
Eu quero ser poeta, eu preciso ser poeta já que tenho tantas ilusões para sustentar!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O EFEITO 'ZANZA'

Que é o mesmo efeito de quem é 'acometido por paixão'! Por um amor platônico, cortês, proibido, 'pequeno-burguês', bandido, impossível(mas por que não?!) O efeito zanza te deixa zonzo... tamanha a beleza estonteante apesar da 'pouca estatura'! Te torna de novo um infante que lambe os beiços e se lambuza só de ver no 'baleiro' aquela gostosura! Um efeito que pode durar mesmo estando 'vinte anos sem ver'... Um esplendor que não sai de seus vinte anos('tatuada na mente'),  um sabor que ficou na boca sem eu nunca ter provado, porém, poder imaginar que gosto deve ser! Ah, é como sonhar acordado...! Se deparando com um cavalo alado com um 'espectro solar' refletido, em disparada, ou 'disparado' pelo seu chifre dourado! É um 'efeito estufa' que superaquece a temperatura e a obriga a usar shorts mesmo em junho, mês de 'sua primavera' ou aniversário! É o efeito que me fez 'vê-la em minha própria mãe' ao reti

SONETO 93's

'Toda a roupa recebe  a alma de quem a usa.'                   Mia Couto Um vestidinho verde-escuro ou 'oliva'...! Aquela peça, um vestuário apenas E tantos anos; 'passaram centenas'! Mas ao lembrar ainda cai saliva! E pros quitutes... vinham às dezenas! Como esquecer de noite tão festiva?! Marcado e 'solto' na memória viva Num 'sonho impúbere' que ainda encenas! A simples peça a transformou num passe A carruagem moranga e um pedaço ! Pratinho à mão e o vestido 'verde-alface'! No meio-fio a parecer 'compasso'! Fez que da escola eu também me lembrasse! Fada e madrinha que 'ousou' no regaço!

'BIATRIZ'

Filha da dinda também tem meu amor! Aquele seu jeito e carinha linda! Mesmo cabelo natural, sem tinta! E a primavera, de quem herda o olor! Com as sacolas que mandava a dinda! Que nos doou de tudo sem pudor! Também fadinha, 'de condão' e esplendor! E a descender de Portugal, Coimbra! Grande beleza que herdou com certeza! 'Até de costas'; vi quando eu subia! Quem desse 'império' coroei princesa! É 'Beatriz' o nome e eu nem sabia! Que herda o poema escrito nessa mesa! É Beatriz, mas a conheço 'Bia'!