Pular para o conteúdo principal

POEMA 3016


Para mim, ‘estar em poesia’
É embarcar num trem azul
Que sai da minha mente
E me leva aonde for!
Estar em poesia é estar em transe,
Em ‘alfa’, num 'estado de graça'
Até mesmo quando em desgraça,
Transformando em verso cada lágrima
Que escorra sobre o papel!
Estar em poesia...
Amar é...
Viver poesia é assim que acordar
E ver a luz do dia, esperar viver
Um sonho acordado, esperar o melhor,
O pior, o que tiver de ser, o 'será' e o que mais
Se puder colocar melodia!
Sentir poesia é o que se sente quando se está apaixonado
E se faz amor!
É como estar embriagado, febril e ferido pelo espinho duma flor!
É andar de mãos dadas com o vento, com quem sonhamos
E só possuímos em fantasia!
Seguir neste mesmo trem azul que atravessa as nuvens brancas,
Desce pelo arco-íris, passa sobre a linha do horizonte
E libera brisa ao invés de vapor!
Quem vive de poesia, vive dessa mesma brisa, vive de ambrosia
E respira um ar cheio de amor!
Vive à margem ou no centro da folha, da fulô, 'só flores'...
vive a rimar e num eterno sarau!
Quem usa poesia se reveste de uma 'felicidade sem fundilhos',
‘Soltinha’, sem ‘empecilhos’ e também floral!
A poesia é a conjugação de um verbo na primeira pessoa
Falando na ‘pessoa de terceiros’!
Poesia é verbo, é carnal, é perfeita, imperfeita
E profana!
'Ver em poesia' é enxergar tudo com o olhar único
de um ciclope ou qualquer ente fantástico!
É ver a coisa como está, mas do ponto de vista
De quem consegue ver uma outra realidade!
Estar em poesia é estar alegre, ciente, consciente,
‘Subconsciente’ e 'nem aí'!
Amar em poesia é a coisa mais fácil
Como se perder em pensamento e no espaço entre os versos!
Odiar é só pra quem se deixa levar por essa triste realidade...!
Estar em poesia é estar em estado de graça, atenção e ‘exceção’
Para os que ditam os ‘donos da razão’!
A poesia que nem sempre é verdade, mas pode existir em tudo!
É poesia que se escreve, declama, clama, exclama, não cheira,
Não fede, mas se faz presente, se pede e me inflama!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INVERNO DE '07'

E lá estava você... No lugarejo que então sempre esteve E até eu te perceber! - Poesia aos seus pés não se 'disteve'! Me movendo a escrever... O deslumbre que até hoje se manteve...! E insiste em me envolver! De 'mini' mesmo no inverno que teve! - 'Ave pernalta' tão linda de se vê! Meu amor não se conteve!

'FLERTE ALGORÍTMICO'

Vi tua vida em janelas quadradas, algoritmo gentil me trouxe você — como quem assopra cartas embaralhadas e entrega o naipe que não se pode prever. Não te conhecia, mas clicava em tua alma. Teu riso num parque, teus pais no Natal, teu corpo em ginástica, teu dia banal... E eu ali, pixel a pixel, invisível e presente — como espírito da máquina, fantasma obediente. Puxava assunto, às vezes bobo, às vezes doce, querendo só ficar perto. Tive a ousadia de sugerir um post: "Você nesse vestidinho... tomando um milk shake — com um céu lilás por perto..." E tu sorriste, mulher de fibra e filtro, disseste "quem sabe", como quem dança no abismo. Me empolguei: e se um dia...? E se o algoritmo fosse cupido, e os dados virassem destino? Mas então... tua timeline silenciou. Não houve briga, nem adeus, só o sumiço — e aquele perfil estático como mausoléu. Fiquei olhando dias, como quem assiste ao fim de um seriado sem saber se era ficção ou realidade. Hoje, aprendi: que o feed é um...

LILI

'Sob um céu que se curva ao pasto molhado, lá estava Lili, Elisângela Aparecida, a prima postiça de riso dourado, de estada incerta, viagem curtida'. Cruzava a cidade do interior,  tão distante,por trilhos reativados de 'Ritiro'  ao chão,sonhando em pedras,  no leito errantedo Caminho da Pedra Preta, ilusão. Com traços de gueixa e origem africana, ela dançava entre barrancos ribeirinhos, nas margens do rio amarelo insana, num amor platônico de desalinhos. Um dia, sob um arco-íris tristonho, me vi no delírio de um pasto vazio. Ali, num sonho, no tempo bisonho, Lili surgiu, amor sem estio. Microssaia blue jeans, mini jeans justa, coxas à mostra, feitiço e furor. E sem perceber, num descuido à custa, a calcinha ao alcance, oferta do amor. Mas eu, Rei de Sião, de alma selada, seguia distante, na minha indiferença. Entre garças em bando, na terra lavada, fugindo ao seu trem doido de crença. Na casa dos meus tios, ela rondava, viola caipira tangia no fundo, o rock rural na sa...