Pular para o conteúdo principal

'KICHUTE'


Eu sou daquele tempo dos tênis kichute e das sainhas de tergal...!
Da merendeira à tira colo, da bicicleta monarêta,
dos 'cavalos de vassoura' e dos ‘chapéus de jornal’!
Sou de um tempo que não volta mais...!
Que passou, voou ou 'avoou' com uma pipa avoada
e como eu também voei sendo um super-homem
com uma 'capa de toalha'
Um tempo de criança.
Tempo de pipa, pião, bola de gude, pular e brincar o tempo todo!
De sonhar e ser feliz, desenhar o sol com um giz...!
Pintar o sete, o oito, os 80’s, ‘o mil novecentos e oitenta e nove' e os 90’s...
E não ver os anos e tanto tempo se passar!
Eu sou da geração que cantou músicas de roda
e 'tomou as ruas' brincando de pique ou de ‘polícia e ladrão’!
Fui um autêntico habitante de um ‘mundo de faz-de-conta’
Ex-sócio de um clube de amigos imaginários e bem mais bagunceiros que os reais,
um ex-caçador de fantasmas e outros seres e coisas que não existem no mundo adulto,
ex-namorado da Simonydo Balão Mágico, da Yellow Flash e ao mesmo tempo da androide Anri... e veterano de uma guerra intergaláctica que só aconteceu ¹'aqui'!
Sou da era de Halley, dos Menudos('fui um deles'),
do tempo do disco de vinil da turma do Balão que ganhei querendo o de um ex-beatle,
dos seriados japoneses ‘enlatados’ junto com seus robôs, micro-saias e bushidôs...!
De quando o uniforme escolar consistia naquela ‘febre do kichute’, do Nauru,
Das calças de tergal para os meninos e para as meninas, saias rodadinhas, do mesmo tecido, azul marinho com ‘pala alta’, ‘pregas fêmeas’ e que na oitava série, Paula ‘Ramos Lopes’ nunca usou, “mas que ainda a vejo maravilhosa com ela”, além das outras 'pseudo-normalistas' que brincavam de pular elástico pelo pátio!
Do tempo de outros tênis além do kichute(que nunca tive!), do comercial do Montreal, e dos bonecos articulados com os quais brincava no quintal!
Daquele mingau de fubá que até hoje tomo...!
Fui da turma da Dona Helane de vestidinho ‘babydoll’ ou sainha indiana,
Dos shorts clochard da Adriana e os de Zanza que vinham nas roupas herdadas
E que também só a imaginei usar!
Do tempo da brilhantina, do 'Descobrimento'(pelos livros) e das ‘repetências’ como tudo se repete agora ao me lembrar!
Onde só lembro de tudo dar certo mesmo que algumas coisas também dessem errado!
Sou desse mesmo tempo em que estou falando com você
E daquele tempo que era bom do ponto que gosto de lembrar,
e só não é melhor do que esse em que vivemos e do que aquele
com o seu melhor que está por vir!
De quando papai Noel ainda existia e coelhinho ‘botava ovo’!
Eu sou de um tempo que passou como o vento que Verônica Sabino cantou
Mas que não passou para a minha lembrança que o conserva açucarado,
'enlatado', encantado e ainda criança!


¹Um dos dedos indicadores é encostado na cabeça para demonstrar onde ocorrera o fato citado no verso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O EFEITO 'ZANZA'

Que é o mesmo efeito de quem é 'acometido por paixão'! Por um amor platônico, cortês, proibido, 'pequeno-burguês', bandido, impossível(mas por que não?!) O efeito zanza te deixa zonzo... tamanha a beleza estonteante apesar da 'pouca estatura'! Te torna de novo um infante que lambe os beiços e se lambuza só de ver no 'baleiro' aquela gostosura! Um efeito que pode durar mesmo estando 'vinte anos sem ver'... Um esplendor que não sai de seus vinte anos('tatuada na mente'),  um sabor que ficou na boca sem eu nunca ter provado, porém, poder imaginar que gosto deve ser! Ah, é como sonhar acordado...! Se deparando com um cavalo alado com um 'espectro solar' refletido, em disparada, ou 'disparado' pelo seu chifre dourado! É um 'efeito estufa' que superaquece a temperatura e a obriga a usar shorts mesmo em junho, mês de 'sua primavera' ou aniversário! É o efeito que me fez 'vê-la em minha própria mãe' ao reti

SONETO 93's

'Toda a roupa recebe  a alma de quem a usa.'                   Mia Couto Um vestidinho verde-escuro ou 'oliva'...! Aquela peça, um vestuário apenas E tantos anos; 'passaram centenas'! Mas ao lembrar ainda cai saliva! E pros quitutes... vinham às dezenas! Como esquecer de noite tão festiva?! Marcado e 'solto' na memória viva Num 'sonho impúbere' que ainda encenas! A simples peça a transformou num passe A carruagem moranga e um pedaço ! Pratinho à mão e o vestido 'verde-alface'! No meio-fio a parecer 'compasso'! Fez que da escola eu também me lembrasse! Fada e madrinha que 'ousou' no regaço!

'BIATRIZ'

Filha da dinda também tem meu amor! Aquele seu jeito e carinha linda! Mesmo cabelo natural, sem tinta! E a primavera, de quem herda o olor! Com as sacolas que mandava a dinda! Que nos doou de tudo sem pudor! Também fadinha, 'de condão' e esplendor! E a descender de Portugal, Coimbra! Grande beleza que herdou com certeza! 'Até de costas'; vi quando eu subia! Quem desse 'império' coroei princesa! É 'Beatriz' o nome e eu nem sabia! Que herda o poema escrito nessa mesa! É Beatriz, mas a conheço 'Bia'!