Pular para o conteúdo principal

O MEU ÚLTIMO POEMA



Este é o meu último poema!
É o último poema depois de tantos...!
É o último e ainda não é uma obra prima
E talvez nem mesmo chegue a ser 'um poema'!
O último poema de quem ainda continuará vivendo,
Aprendendo e tentando aprender a fazer poesia!
Último no qual eu falo de flores, canhões, vida, morte,
Severina, veredas e sertões...!
Último de minha autoria, mas que não será o primeiro a não ter citações!
Acho que de tudo já falei e em tudo já pensei, de tudo já fiz,
E um bom combate imagino que também lutei!
Um poema que será o último no qual falarei sobre Adélia, seus 'caracóis',
Sua longa saia caqui e de 'tecido utópico', de Adriana e Zanza com seus shortinhos clochards
e de ‘outros babados’... de uma ‘certa Solange’ com seu vestidinho verde-escuro, de outras cores e outras histórias passadas e tão minhas!
Será o último, mas não o primeiro que não finjo, engano e me engano,
E convenço o mundo do 'Nero que sou'!
O último como as últimas palavras de um ‘morto-vivo’, zumbi, super-herói de gibi...!
Como a ‘deixa’ para um grande ato anunciando o melhor que ainda está por vir!
Apesar de ser o último poema continuarei acreditando em Deus e nas fadas...!
Cultuando e lambendo o ‘glacê’ na cor da 'jardineira' de minha prima Rosemere naquele retrato, e ‘importunando poeticamente’ as lindas professorinhas em seus curtos parangolês plissados!
O último poema das páginas desse livro e obra incompleta, escrito pelo último dos homens
E o ‘melhor dos canalhas’!
Já falei do sol, da lua, já falei do 'sexo dos anjos' e de mulheres nuas!
Já fui criança, hoje sou velho e já 'renasci'...!
É o primeiro poema que não falo em você e não me deixo levar pela paixão!
O primeiro poema que não falarei de mulheres dos outros,
ou que já foram e ainda são minhas sem nunca terem feito a mínima ideia disso!
O primeiro do resto da minha vida, mas não o primeiro a ter rimas,
Não obedecer a métrica, a lógica, e a não ter rasuras que mais o embelezam!
O último dos meus poemas e talvez por isso o melhor deles!
O último dos moicanos, gregos, troianos, ‘utópicos’, ‘pasárgadenses’, lemurianos!
O último, mas que gostaria que fosse o primeiro na lista com os que irei publicar!
O mais sem assunto, sem sentido, mas talvez o primeiro a lhes interessar!
Turvo turvo, e duro sem perder a ternura...
Um poema sujo, mas com a pureza da menina de olhos de caleidoscópio
Num céu com os diamantes mais límpidos!
O último de meus poemas, minhas preces e meus parangolés!
Este é o meu último poema e fim de papo...!
O último até então ou até que surja uma nova ideia, um novo amor,
Uma nova musa ou só uma inspiração!


Comentários

  1. Eu nem terminei de ler e já gostei não desista deixa que a vida o inspire continue fazendo oque você ama. Adoraria ler mais poemas você teria Instagram para eu vê as publicações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa...muito obrigado por tão incentivadoras palavras...! Ter o prazer de receber na forma de comentários a interação de cada internauta, apreciador de poesia ou aspirante a poeta assim como eu...Isso é muito gratificante...muito obrigado! Quanto ao Instagram, talvez eu coloque nos projetos...obrigado pelo interesse! Mais uma vez agradeço pela participação, volte sempre e tenha uma boa tarde!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O EFEITO 'ZANZA'

Que é o mesmo efeito de quem é 'acometido por paixão'! Por um amor platônico, cortês, proibido, 'pequeno-burguês', bandido, impossível(mas por que não?!) O efeito zanza te deixa zonzo... tamanha a beleza estonteante apesar da 'pouca estatura'! Te torna de novo um infante que lambe os beiços e se lambuza só de ver no 'baleiro' aquela gostosura! Um efeito que pode durar mesmo estando 'vinte anos sem ver'... Um esplendor que não sai de seus vinte anos('tatuada na mente'),  um sabor que ficou na boca sem eu nunca ter provado, porém, poder imaginar que gosto deve ser! Ah, é como sonhar acordado...! Se deparando com um cavalo alado com um 'espectro solar' refletido, em disparada, ou 'disparado' pelo seu chifre dourado! É um 'efeito estufa' que superaquece a temperatura e a obriga a usar shorts mesmo em junho, mês de 'sua primavera' ou aniversário! É o efeito que me fez 'vê-la em minha própria mãe' ao reti

SONETO 93's

'Toda a roupa recebe  a alma de quem a usa.'                   Mia Couto Um vestidinho verde-escuro ou 'oliva'...! Aquela peça, um vestuário apenas E tantos anos; 'passaram centenas'! Mas ao lembrar ainda cai saliva! E pros quitutes... vinham às dezenas! Como esquecer de noite tão festiva?! Marcado e 'solto' na memória viva Num 'sonho impúbere' que ainda encenas! A simples peça a transformou num passe A carruagem moranga e um pedaço ! Pratinho à mão e o vestido 'verde-alface'! No meio-fio a parecer 'compasso'! Fez que da escola eu também me lembrasse! Fada e madrinha que 'ousou' no regaço!

O QUE HÁ DE ERRADO COM ESSE AMOR?!

O que há de errado com esse meu amor...?! Que me faz amar, querer sem poder! E faz chorar com promessas de flor! Seta certeira na pessoa errada... Espinho de rosa com a paixão! Me faz mártir pela pessoa amada! O que há de errado com esse meu amor...?! Vem como algo bom e me faz sofrer É poesia ao rimar com a dor Era um sonho até aquela madrugada Noite em claro, insone e desesperada! A realidade até eu enlouquecer! Não há nada de errado com esse amor! Suas formas, regras, jeito ou o que for! Só um sentimento... eu que não entendi nada! Coisa ou obra de Deus a ser desvendada! O que há de errado com 'aquele amor'...?! O que há de errado com aquele ser...?! Que não canso de amar e hei de entender! Que deu para este ser uma razão! Fez a vida feliz e complicada! Mas deixou claro que amar é a questão!