Pular para o conteúdo principal

O POEMA DOS SONHOS


O que seria do homem se não fosse os sonhos?!
O que se faria, o que existiria e o que nos restaria?!
Eu não consigo me imaginar sem os meus sonhos...!
Eu não consigo ‘imaginar’ sem os sonhos!
Da Vinci, sua Monalisa, invenções ou 'engenhocas'...
As revelações e todas as ilustrações bíblicas
e a própria manifestação de Deus!
Se formos pensar, tudo depende dos sonhos...!
Tem forma onírica e lá se revela e se pode encontrar!
O sonho é um aviso...!
Uma ‘coisa’ da nossa cabeça, uma visão noturna
tudo o que a gente quiser....quer ou não que aconteça!
De seu 'tecido' é feita a vida, alguns destinos e 'aquele' vestido!
Com ele escrevo estes versos e sem ele não sei o que seria do amor!
Eu quero viver um sonho e só acordar na felicidade!
Os sonhos estão por detrás dos maiores feitos e conquistas da humanidade...
na ‘polpa’ do fruto do trabalho e na do fruto proibido quando parece impossível...
E a maioria de suas realizações se dão quando se 'para' e se contempla ou se mantém em estado letárgica!
Pôde levar o homem à lua e aproximá-lo de Deus!
É delírio na forma de paixão, é alguém na forma de um pensamento!
É do tamanho de quem o sonha e se concretiza na forma da fé!
Sonhar não custa nada é o que me resta e me move!
Num sonho eu sou, eu sei, eu posso, eu faço!
É por onde corre a fonte da inspiração e desembocam lágrimas e desilusões!
Lá estão barcos e trens azuis para Utopia!
Adélia numa longa saia caqui a 'abrigar' outras tantas histórias de amor
que também nunca vivi!
É onde sou de fato um poeta e tenho os livros elogiados por poetas mortos
que lá formam uma sociedade secreta!
Sonhos não enchem barriga, mas neles são plantadas árvores de possibilidades!
O sonho é a mola que move o mundo ou pelo menos um dos moinhos de Quixote!
É onde tudo é perfeito e eu tenho o que quero!
É o pai da invenção ao lado da necessidade, a ciência mesmo que inexata, a patafísica,
O reino das fadas, o surrealismo, o manifesto de Bretón e a ‘fórmula de Tzara’!
I have a dream...
como disse Martin Luther King!
O sonho não acabou, eu desminto os Beatles com mais rock ‘n’ roll!
Sonhos com os quais se fazem castelos e se 'faz de conta'!
Sonhos...sem eles eu não teria sido criança e não seria louco para sonhar!
Sonhos que às vezes são pesadelos e não passam de sonhos!
‘Sonhos’ também são doces quitutes e são uma delícia como eram os shorts-saias
da Dalva da Padaria!
Todo mundo tem e quem não tem mais um dia já teve!
Sonhos, quimeras, decifráveis, indecifráveis, possíveis, abstratos, palpáveis!
São apenas sonhos que só me acompanham até o dia em que se realizarem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O EFEITO 'ZANZA'

Que é o mesmo efeito de quem é 'acometido por paixão'! Por um amor platônico, cortês, proibido, 'pequeno-burguês', bandido, impossível(mas por que não?!) O efeito zanza te deixa zonzo... tamanha a beleza estonteante apesar da 'pouca estatura'! Te torna de novo um infante que lambe os beiços e se lambuza só de ver no 'baleiro' aquela gostosura! Um efeito que pode durar mesmo estando 'vinte anos sem ver'... Um esplendor que não sai de seus vinte anos('tatuada na mente'),  um sabor que ficou na boca sem eu nunca ter provado, porém, poder imaginar que gosto deve ser! Ah, é como sonhar acordado...! Se deparando com um cavalo alado com um 'espectro solar' refletido, em disparada, ou 'disparado' pelo seu chifre dourado! É um 'efeito estufa' que superaquece a temperatura e a obriga a usar shorts mesmo em junho, mês de 'sua primavera' ou aniversário! É o efeito que me fez 'vê-la em minha própria mãe' ao reti

SONETO 93's

'Toda a roupa recebe  a alma de quem a usa.'                   Mia Couto Um vestidinho verde-escuro ou 'oliva'...! Aquela peça, um vestuário apenas E tantos anos; 'passaram centenas'! Mas ao lembrar ainda cai saliva! E pros quitutes... vinham às dezenas! Como esquecer de noite tão festiva?! Marcado e 'solto' na memória viva Num 'sonho impúbere' que ainda encenas! A simples peça a transformou num passe A carruagem moranga e um pedaço ! Pratinho à mão e o vestido 'verde-alface'! No meio-fio a parecer 'compasso'! Fez que da escola eu também me lembrasse! Fada e madrinha que 'ousou' no regaço!

'BIATRIZ'

Filha da dinda também tem meu amor! Aquele seu jeito e carinha linda! Mesmo cabelo natural, sem tinta! E a primavera, de quem herda o olor! Com as sacolas que mandava a dinda! Que nos doou de tudo sem pudor! Também fadinha, 'de condão' e esplendor! E a descender de Portugal, Coimbra! Grande beleza que herdou com certeza! 'Até de costas'; vi quando eu subia! Quem desse 'império' coroei princesa! É 'Beatriz' o nome e eu nem sabia! Que herda o poema escrito nessa mesa! É Beatriz, mas a conheço 'Bia'!