Pular para o conteúdo principal

VOLTA ÀS AULAS

'Vou falar pra Tia...!
- Seu pai morreu na pia!
- Na porta da padaria
- Comendo melancia!'

Se eu tivesse que acordar cedo amanhã,
Calçar o kichute ou meu 'conguinha vulcanizado',
pegar minha pasta e colocar à tiracolo
a merendeirinha...!
Descer a rua de mãos dadas com a mamãe
e seguir feliz pela estrada afora com toda uma vida
pela frente!
Se ainda tivesse que ir para a escola, o que eu encontraria?!
Quem seriam os meus coleguinhas daquele tempo hoje,
do que a gente brincaria, quem seria minha nova professora
e que cantiga de roda iríamos cantar?!
Já não se ouve cantigas de roda como antigamente...
elas foram ‘sampleadas’!
As professora ainda são normalistas, os meus coleguinhas
saíram da ‘forma’ e os perdi de vista!
E do uniformezinho das meninas já não fazem parte as saias rodadinhas!
Eu encontraria o mesmo prédio da velha escola reformado e com novos alunos,
novas disciplinas, algumas extintas, e até alguns computadores!
Encontraria tudo na mesma se não fosse pelo passar do tempo, que nunca 'repete'
e não ‘fica de recuperação’!
O que eu diria para a Tia Márcia se a reencontrasse?!
E se eu a reencontrasse como explicaria a ela que nem poeta eu consegui ser...?!
Que me tornei um ‘sonhador inveterado’, um vendedor de ilusões
e mendicante de amor de alguém?!
Se eu tivesse que voltar para a escola amanhã,
eu não levaria esses pesos da vida na mochila!
Só levaria lápis de cor pra pintar tudo do meu jeito,
uma borracha que apagasse qualquer tipo de erro,
e um sorriso que só carrega quem não sabe nada da vida!
Começar tudo de novo...
todo um ano letivo, sofrer com ‘guerras de bolinha de papel’,
rever até aquele coleguinha mais cruel e ficar de castigo
mesmo sem ter feito nada!
Prometo dessa vez não matar nenhuma aula assim como também não prometo não mentir
e pregar outras peças!
Ah, voltar para escola sem ser num ‘dia de eleição’!
Decorar a tabuada e ‘dublar’ o Hino nacional, mas com a mão no coração!
Invejo quem amanhã terá que se preocupar em ir para escola estudar!
Quem vai ter um recreio, quem não sabe o que é receio e não tem que trabalhar!
Lá eu aprendi o beabá para escrever esses versos cheio de rasuras!
Lá eu vi professores, mestres, diretores, filhos de pobres e de doutores...!
Arrumei minha primeira namorada com quem também não me casei!
Ainda não sei o que vou ser 'quando crescer', mas na escola da vida,
alguns diplomas eu já tirei!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O EFEITO 'ZANZA'

Que é o mesmo efeito de quem é 'acometido por paixão'! Por um amor platônico, cortês, proibido, 'pequeno-burguês', bandido, impossível(mas por que não?!) O efeito zanza te deixa zonzo... tamanha a beleza estonteante apesar da 'pouca estatura'! Te torna de novo um infante que lambe os beiços e se lambuza só de ver no 'baleiro' aquela gostosura! Um efeito que pode durar mesmo estando 'vinte anos sem ver'... Um esplendor que não sai de seus vinte anos('tatuada na mente'),  um sabor que ficou na boca sem eu nunca ter provado, porém, poder imaginar que gosto deve ser! Ah, é como sonhar acordado...! Se deparando com um cavalo alado com um 'espectro solar' refletido, em disparada, ou 'disparado' pelo seu chifre dourado! É um 'efeito estufa' que superaquece a temperatura e a obriga a usar shorts mesmo em junho, mês de 'sua primavera' ou aniversário! É o efeito que me fez 'vê-la em minha própria mãe' ao reti

SONETO 93's

'Toda a roupa recebe  a alma de quem a usa.'                   Mia Couto Um vestidinho verde-escuro ou 'oliva'...! Aquela peça, um vestuário apenas E tantos anos; 'passaram centenas'! Mas ao lembrar ainda cai saliva! E pros quitutes... vinham às dezenas! Como esquecer de noite tão festiva?! Marcado e 'solto' na memória viva Num 'sonho impúbere' que ainda encenas! A simples peça a transformou num passe A carruagem moranga e um pedaço ! Pratinho à mão e o vestido 'verde-alface'! No meio-fio a parecer 'compasso'! Fez que da escola eu também me lembrasse! Fada e madrinha que 'ousou' no regaço!

'BIATRIZ'

Filha da dinda também tem meu amor! Aquele seu jeito e carinha linda! Mesmo cabelo natural, sem tinta! E a primavera, de quem herda o olor! Com as sacolas que mandava a dinda! Que nos doou de tudo sem pudor! Também fadinha, 'de condão' e esplendor! E a descender de Portugal, Coimbra! Grande beleza que herdou com certeza! 'Até de costas'; vi quando eu subia! Quem desse 'império' coroei princesa! É 'Beatriz' o nome e eu nem sabia! Que herda o poema escrito nessa mesa! É Beatriz, mas a conheço 'Bia'!