Pular para o conteúdo principal

POEMA INFANTIL




Se hoje eu fosse criança 

E me perguntassem o que 'eu queria ser

Quando crescer'...

Diria que seria de novo criança

Ou me tornaria um gigante

Para ver todo mundo encolher!

Reviver não só uma primeira

E sim uma eterna infância!

Acreditar em papai noel,

Velejar com barquinhos de papel...!

Levar na brincadeira até os estudos...

Ter medo de quase tudo desde bicho-papão

A fantasmas, porém menos de sonhar e ser feliz!

As crianças é que são sábias...!

Que sabem o que é verdadeiramente amar,

Não sabem o que é sofrer e nem o que é odiar!

'Eu quero ser criança quando crescer'!

Mas uma criança daquele meu tempo,

Embalada  por cantigas de roda,

Que fez parte da mesma roda e era feliz e nem sabia,

Pois criança é inocente, não sabe o que faz... são inimputáveis

E não são levadas a sério por serem apenas crianças!

Queria ser uma menininha de saiote quadriculado

Pulando elástico, corda e amarelinha...

Um moleque de rua com os pés no chão!

Gostaria de ser qualquer tipo de criança, não faço distinção

Porque criança não sabe falar e nem o que que é isso!

Como é chato e sem graça ser adulto, usar esse terno,

Essa gravata, Pagar contas e ter que me barbear...

E tudo isso sem pelo menos a mamãe do lado pra me mandar!

Ter que mentir, não para brincar de faz-de-conta,

Mas muitas vezes para ser hipócrita mesmo!

As crianças são verdadeiramente livres 

E vivem numa verdadeira democracia já que nem votam...

Não se preocupam com nada e com isso podem até voar

Se utilizando apenas de uma capa!

Eu quero ser uma criança de todos os tempos,

Mesmo já tendo passado o meu como fora escrito em Eclesiastes!

Criança não tem querer, mas tem poder por não conhecer limites

Já que vive no mundo da imaginação onde tem brevê pra pilotar naves espaciais,

Fazer guerra com armas de brinquedo(nada letais) serem reis e princesas

E até desejar suas próprias tias sem ver 'nada demais'!

Quem já foi criança sabe o que estou dizendo, concorda comigo

E também quer ser feliz!

Serei uma criança da Turma da Xuxa e do advento da Internet

Com o meu amigo imaginário ou virtual!

Uma criança americana com o meu leite com cereal...

Uma interiorana nadando em algum rio, 

Uma japonesa com o Ultraman como 'tio', ou africana

Na imagem de um Erê e com muito Axé!

Serei Infantil como esse poema tão sério ao falar sobre sentimentos

E tempos passados, idos, um pouco doídos, vividos ou perdidos!

Infantil como o primeiro dente, primeiro beijo, primeira transa,

Primeiro carro e o sonho da casa própria!

Criança que não tem querer, mas bate o pezinho...

Criança como um anjo ou um saci...!

Crianças são assim...

Querem doce, querem carinho, atenção ou não querem nada!

Eu ainda sou uma criança que foi 'pega' no pique...'tá comigo' até hoje

E com essa brincadeira de viver também pude aprender com tudo que vivi !


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O EFEITO 'ZANZA'

Que é o mesmo efeito de quem é 'acometido por paixão'! Por um amor platônico, cortês, proibido, 'pequeno-burguês', bandido, impossível(mas por que não?!) O efeito zanza te deixa zonzo... tamanha a beleza estonteante apesar da 'pouca estatura'! Te torna de novo um infante que lambe os beiços e se lambuza só de ver no 'baleiro' aquela gostosura! Um efeito que pode durar mesmo estando 'vinte anos sem ver'... Um esplendor que não sai de seus vinte anos('tatuada na mente'),  um sabor que ficou na boca sem eu nunca ter provado, porém, poder imaginar que gosto deve ser! Ah, é como sonhar acordado...! Se deparando com um cavalo alado com um 'espectro solar' refletido, em disparada, ou 'disparado' pelo seu chifre dourado! É um 'efeito estufa' que superaquece a temperatura e a obriga a usar shorts mesmo em junho, mês de 'sua primavera' ou aniversário! É o efeito que me fez 'vê-la em minha própria mãe' ao reti

SONETO 93's

'Toda a roupa recebe  a alma de quem a usa.'                   Mia Couto Um vestidinho verde-escuro ou 'oliva'...! Aquela peça, um vestuário apenas E tantos anos; 'passaram centenas'! Mas ao lembrar ainda cai saliva! E pros quitutes... vinham às dezenas! Como esquecer de noite tão festiva?! Marcado e 'solto' na memória viva Num 'sonho impúbere' que ainda encenas! A simples peça a transformou num passe A carruagem moranga e um pedaço ! Pratinho à mão e o vestido 'verde-alface'! No meio-fio a parecer 'compasso'! Fez que da escola eu também me lembrasse! Fada e madrinha que 'ousou' no regaço!

'BIATRIZ'

Filha da dinda também tem meu amor! Aquele seu jeito e carinha linda! Mesmo cabelo natural, sem tinta! E a primavera, de quem herda o olor! Com as sacolas que mandava a dinda! Que nos doou de tudo sem pudor! Também fadinha, 'de condão' e esplendor! E a descender de Portugal, Coimbra! Grande beleza que herdou com certeza! 'Até de costas'; vi quando eu subia! Quem desse 'império' coroei princesa! É 'Beatriz' o nome e eu nem sabia! Que herda o poema escrito nessa mesa! É Beatriz, mas a conheço 'Bia'!