Pular para o conteúdo principal

PRA QUE SER POETA?!



Ser poeta para escrever ou transcrever

Os próprios sonhos e os alheios!

Ser poeta é um ofício que se aprende vivendo,

Sorrindo, sofrendo e ‘não aprendendo’!

Uma vocação dos apaixonados e delirantes!

Um dom que se recita e um trabalho que só se faz

Com alegria!

O céu, o mar, o sol, a chuva...tudo isso é o ‘porquê’

De ser poeta!

Algo para o qual não há um ‘porquê’... é como amar,

Basta ser ou não ser, essa é a questão!

Um filósofo, ‘topógrafo’ e ambientalista amador...

Amante por natureza, ‘das naturezas’, por vocação e excelência

E com especialização na ‘área do borogodó’!

‘Pra que ser poeta’...?!

Perguntam e se perguntam os incrédulos, velhos políticos, caçadores de pássaros,

Pessimistas, juízes e críticos(de plantão!)

Eu sou poeta, e logo sou tudo não sendo nada!

Sou louco ou artista, rima e ‘linguística’, mito ou ‘alma penada’!

O poeta com os seus jardins no deserto, estrelas ao alcance e no bolso, 

Descrença na ciência dos homens e parceria com os deuses!

Um poeta e eterna criança, com suas musas proibidas ou 'desimpedidas', sua fama, 

Obra e vida...e nenhum tostão!

Transformando semblantes e vidas, chumbo e qualquer coisa em ouro,

Suplício em gozo, regras impostas em transgressão...é o poeta arrancando aplausos,

Risos, lágrimas e reformando a língua com um dialeto universal

Cantado em bares, bordéis, igrejas e saraus!

Ser poeta é amar o pecado, infringir, fingir e ser perdoado!

É dar ritmo às próprias mágoas, fazer partilha das alegrias e por um ponto final

Na tristeza!

Sou poeta por paixão, opção, 'pressão', mas não sei se por vocação!

Ser poeta pra quê...?! 

Me pergunto encontrando uma lacuna ou espaço entre as estrofes...

Ser poeta é tornar público o seu grito, sonhar acordado, não ser aclamado,

Mas deixar o seu registro, seu legado!

É por tudo isso que eu sou poeta, que escrevo, recito, repito, transmito,

Incito, me excito, me inspiro...

Querendo em troca apenas esse seu suspiro ou um sorriso mesmo que 'sem intenção'!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O EFEITO 'ZANZA'

Que é o mesmo efeito de quem é 'acometido por paixão'! Por um amor platônico, cortês, proibido, 'pequeno-burguês', bandido, impossível(mas por que não?!) O efeito zanza te deixa zonzo... tamanha a beleza estonteante apesar da 'pouca estatura'! Te torna de novo um infante que lambe os beiços e se lambuza só de ver no 'baleiro' aquela gostosura! Um efeito que pode durar mesmo estando 'vinte anos sem ver'... Um esplendor que não sai de seus vinte anos('tatuada na mente'),  um sabor que ficou na boca sem eu nunca ter provado, porém, poder imaginar que gosto deve ser! Ah, é como sonhar acordado...! Se deparando com um cavalo alado com um 'espectro solar' refletido, em disparada, ou 'disparado' pelo seu chifre dourado! É um 'efeito estufa' que superaquece a temperatura e a obriga a usar shorts mesmo em junho, mês de 'sua primavera' ou aniversário! É o efeito que me fez 'vê-la em minha própria mãe' ao reti

SONETO 93's

'Toda a roupa recebe  a alma de quem a usa.'                   Mia Couto Um vestidinho verde-escuro ou 'oliva'...! Aquela peça, um vestuário apenas E tantos anos; 'passaram centenas'! Mas ao lembrar ainda cai saliva! E pros quitutes... vinham às dezenas! Como esquecer de noite tão festiva?! Marcado e 'solto' na memória viva Num 'sonho impúbere' que ainda encenas! A simples peça a transformou num passe A carruagem moranga e um pedaço ! Pratinho à mão e o vestido 'verde-alface'! No meio-fio a parecer 'compasso'! Fez que da escola eu também me lembrasse! Fada e madrinha que 'ousou' no regaço!

'BIATRIZ'

Filha da dinda também tem meu amor! Aquele seu jeito e carinha linda! Mesmo cabelo natural, sem tinta! E a primavera, de quem herda o olor! Com as sacolas que mandava a dinda! Que nos doou de tudo sem pudor! Também fadinha, 'de condão' e esplendor! E a descender de Portugal, Coimbra! Grande beleza que herdou com certeza! 'Até de costas'; vi quando eu subia! Quem desse 'império' coroei princesa! É 'Beatriz' o nome e eu nem sabia! Que herda o poema escrito nessa mesa! É Beatriz, mas a conheço 'Bia'!