Pular para o conteúdo principal

NATALINO

 


Toda vez em que se aproxima um Natal

Eu penso nos natais e 'fim de anos' passados!

Seria o Natal uma festa cristã ou pagã...?!

Sempre que penso no Natal,

Eu penso num Bom Velhinho, seus presentes, suas renas

E numa nevasca que nunca vi de perto 

E que nem sei se cai onde o verdadeiro Dono da festa nasceu!

O Natal é uma festa pagã onde todo bom cristão se confraterniza!

Como chegar na época de natal e não lembrar daqueles brinquedos

Que ganhava na época de infância e que ao longo do ano

Iam quebrando até que eu ganhasse outros sendo um bom menino 'ou não'?!

Diante de uma ceia de Natal, não deixo de pensar no Natal dos pobres

E que também é o meu Natal, no Natal dos ricos, o de Faraó

E o tempo das vacas magras!

Quando chega o Natal eu penso e repenso tudo o que fiz

E o que passou durante todo o ano!

Me lembro de natais passados e passados com toda a família sem nenhum 'desfalque'...

Não relembro apenas os natais, mas também os 'reveillons',

E em particular aquele que passei com Nádia e Rute(ambas ainda me conhecendo) 

E dos fogos que sempre anunciam tudo de novo para se passar e 'de novo'!

O Natal tem uma noite feliz apesar de nem sempre o ano ter sido feliz

Graças as coisas da vida...

Mas o Natal tem o seu milagre e se eu acreditar posso até voltar a ser criança!

Posso esperar Papai Noel, voar com suas renas pelo céu e brincar com o Menino Jesus!

O Espírito de Natal se faz presente em qualquer lugar...

Também é Natal para um combatente, o seu inimigo, um prisioneiro, um morto, um ferido...

É Natal para essas aves, para uma grande Magazine e quando a gente ainda vai comemorar 

Ele já aconteceu lá no Japão!

O Natal é dia 25 de dezembro e 15 de janeiro, dia de Oxalá!

Mas pode ser todo dia como ensina seus contos e especiais de TV!

É a festa dos comerciantes, dos empregados temporários e de quem tem ou não uma religião!

Então acredite nos Espírito de Natal...

Faça como as crianças com suas cartinhas e sorria fazendo 'rô-rô-rô'!

Quando chega o Natal eu penso nos outros natais, mas esperando os novos presentes,

Tento me desfazer das velhas mágoas...

Eu penso em meus outros natais como penso nos natais dos outros

E espero que todos acreditem no Milagre do Natal fazendo todos os votos que se esperam,

Armando presépios, árvores com 'frutos que piscam e piscam', 

Se reunindo com seus entes queridos, esperando convidados, colocando enfeites na porta,

Sapatos na janela ou à minha maneira ouvindo músicas natalinas em versões 'rock n rô-rô-rô'!

Acredito no Espírito de Natal e espero os presentes de Papai Noel,

Mas nunca esquecendo de pedir pela paz que só pode ser dada por aquele Deus-Menino!


FELIZ NATAL!


Comentários

  1. DAN não consigo me expressar diante do fora do normal !Retrata muitas coisas que eu penso como adulta e a maioria como criança! Meu DEUS ! Como vc consegue entrar na vida, pensamento e ações das pessoas assim tal como ela é !
    Nem sei o que te dizer DAN!
    Eu não tenho essa capacidade!
    Só sei dizer que é muito lindo,é dêsse jeito que vc retratou e muito mais!!
    E você disse: Eu acho que eu vi
    DEUS! Você vê todos os dias quando escreve todos os seus poemas! Porquê êles são obras de arte!!Só estando uma LUZ iluminando a sua mente!
    Que ela continue para o nosso deleite!
    Um felicíssimo Natal DAN para vc , sua família ,
    amigos, e eu também me incluindo é claro!!!
    Um beijo 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi...! Mais uma vez e sempre, muito obrigado, linda! 'Capacidade'...! Falando nisso nem todo esse certo dom que a misericórdia do Altíssimo, me proporciona para escrever, me dá para tentar traduzir em palavras, o quanto tudo o que me diz em comentários é lisonjeiro, gratificante, importante... e ainda mais inspirador(como não?!) Muitíssimo obrigado linda! E tenha um também lindíssimo Natal... boas festas pra você e os seus, minha querida amiga! Obrigadão!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O EFEITO 'ZANZA'

Que é o mesmo efeito de quem é 'acometido por paixão'! Por um amor platônico, cortês, proibido, 'pequeno-burguês', bandido, impossível(mas por que não?!) O efeito zanza te deixa zonzo... tamanha a beleza estonteante apesar da 'pouca estatura'! Te torna de novo um infante que lambe os beiços e se lambuza só de ver no 'baleiro' aquela gostosura! Um efeito que pode durar mesmo estando 'vinte anos sem ver'... Um esplendor que não sai de seus vinte anos('tatuada na mente'),  um sabor que ficou na boca sem eu nunca ter provado, porém, poder imaginar que gosto deve ser! Ah, é como sonhar acordado...! Se deparando com um cavalo alado com um 'espectro solar' refletido, em disparada, ou 'disparado' pelo seu chifre dourado! É um 'efeito estufa' que superaquece a temperatura e a obriga a usar shorts mesmo em junho, mês de 'sua primavera' ou aniversário! É o efeito que me fez 'vê-la em minha própria mãe' ao reti

SONETO 93's

'Toda a roupa recebe  a alma de quem a usa.'                   Mia Couto Um vestidinho verde-escuro ou 'oliva'...! Aquela peça, um vestuário apenas E tantos anos; 'passaram centenas'! Mas ao lembrar ainda cai saliva! E pros quitutes... vinham às dezenas! Como esquecer de noite tão festiva?! Marcado e 'solto' na memória viva Num 'sonho impúbere' que ainda encenas! A simples peça a transformou num passe A carruagem moranga e um pedaço ! Pratinho à mão e o vestido 'verde-alface'! No meio-fio a parecer 'compasso'! Fez que da escola eu também me lembrasse! Fada e madrinha que 'ousou' no regaço!

'BIATRIZ'

Filha da dinda também tem meu amor! Aquele seu jeito e carinha linda! Mesmo cabelo natural, sem tinta! E a primavera, de quem herda o olor! Com as sacolas que mandava a dinda! Que nos doou de tudo sem pudor! Também fadinha, 'de condão' e esplendor! E a descender de Portugal, Coimbra! Grande beleza que herdou com certeza! 'Até de costas'; vi quando eu subia! Quem desse 'império' coroei princesa! É 'Beatriz' o nome e eu nem sabia! Que herda o poema escrito nessa mesa! É Beatriz, mas a conheço 'Bia'!