Pular para o conteúdo principal

O EXPRESSO DE RETIRO 5('PATACO-PATACO!')

Pataco-Pataco-café-com-pão-tic-tac-piuí...

Volta aos trilhos o trem de 'Ritiro'!

A volta 'do que nunca foi', volta e meia seguindo por uma linha reta e imaginária,

'linha de contorno', seguindo a risca, 'arrisca', mas só petisca um pão, manteiga não! 

Maria-Fumaça, Cachoeira da Fumaça... Maria-Flor Leite Calaça!

Trem 'bão', trem doido, trem lindo e delirante!

Vai de Deodoro a Roma com todos aqueles caminhos e trilhos num só instante, 

que também é o bastante, 'não obstante', equidistante 

para se aproximar e se apaixonar com pressa de se ser feliz!

Em sua garagem no meu do inconsciente, se mantinha coberto por um longo vestido poá e de 'Niceia'...

A lebre de março era seu maquinista com toda aquela pressa nos levando para sua toca, 'passagem de nível' ou túnel de metrô!

Pela janela a vida passava...

Quem vai chorar? Quem vai sorrir?

Trenzinho da 'Estrela', trem azul que passa pela Costa Verde levando memórias afetivas, recentes e preciosas, e aquele barro alaranjado ao invés de minério, e gavetas com meus calhamaços ao invés vagões!

PATACO-PATACO... Trem do tempo! Eon... 

Que leva e traz as ondas do mar, segue com as correntezas que dão a eletricidade aos seus primos ricos da 'capitá'!

Lili do Muriaé, fleur de Baudelaire, 'bem-me-quer' ou de um Vale de Saron!

Onde me esperas no final de um arco-íris trajando aquele nosso vestidinho para seguirmos de onde 'paramos' no sonho que tive naquela tarde!

PATACO-PATACO...

Só embarca quem eu quero, o que quero, penso, acredito, e 'somente eu vejo'!

E embarca quem já namorei, conheci, me esqueci, quem nunca namorei, e me iludo ao me apaixonar!

Trenzinho da composição de Villa-Lobos... com uma das composições que se engata ao trem do amor 'dando a luz' a um trole mágico

e que da janela desse acho que vi Adélia seus caracóis e microssaia, o dividindo e seguindo com o vulto de seu esposo imaginário!

Trem que me liga a Itaperuna e todo o Noroeste do Estado anexado ou 'engatado' a Minas por também utilizarem esse 'trem' em sua linguagem local!

É o trem que me leva pra lá de Bahrein... Arábia Feliz-Shangri-la, Cochinchina pra lá, 'Butão do mundo' 'República Moldava Peridniestriana da Transnístria', República das Bananas, Bananeira(lá pra Natividade!) sobre um pontilhão entre as estrofes, municípios limítrofes,

e em férias da gramática, sintaxe, mas com o embarque de uma outra professora de ginásio e de sainha que também esbarra em meu cotovelo...

Trem que colide ou confronta com as convenções, 'coloqueando' a sua fuligem sobre a norma culta, e que me leva para onde o 'solecismo' é pregado e governa!

Que já participou da Revolução Industrial, leva meus soldadinhos de plástico('hominhos'), me traz de volta a infância e também passa por Utopia...!

PATACO-PATACO, ele segue com bondes antigos, por outras ferrovias que também já existiram um dia, por outros trens e navios fantasmas, espaçonaves! 

PATACO-PATACO, ele segue a todo vapor de saia de Marylin, 'steampunk' com levitação magnética, sineta de VLT, apito de navio, freios ABS, com som de freada e apito de caminhão, carro de boi, estouro de boiada 

e de 'gás de refrigerante' ao ser aberto! 

Trem que passa 'sobre planetas alinhados', na 'orla do Muriaé' e duma 'valeta de aterro ou de proteção' duma estação qualquer...

É o trem da vida com o embarque e desembarque de suas coisas que passam ou não, pessoas que vem e vão sobre o vão entre os vagões e as estrofes!

E que segue para a próxima parada, paragem, 'gaveta' ou poema na pressa de ser feliz, 'no pataco-pataco' e só com tempo pra um café com pão, manteiga não!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O EFEITO 'ZANZA'

Que é o mesmo efeito de quem é 'acometido por paixão'! Por um amor platônico, cortês, proibido, 'pequeno-burguês', bandido, impossível(mas por que não?!) O efeito zanza te deixa zonzo... tamanha a beleza estonteante apesar da 'pouca estatura'! Te torna de novo um infante que lambe os beiços e se lambuza só de ver no 'baleiro' aquela gostosura! Um efeito que pode durar mesmo estando 'vinte anos sem ver'... Um esplendor que não sai de seus vinte anos('tatuada na mente'),  um sabor que ficou na boca sem eu nunca ter provado, porém, poder imaginar que gosto deve ser! Ah, é como sonhar acordado...! Se deparando com um cavalo alado com um 'espectro solar' refletido, em disparada, ou 'disparado' pelo seu chifre dourado! É um 'efeito estufa' que superaquece a temperatura e a obriga a usar shorts mesmo em junho, mês de 'sua primavera' ou aniversário! É o efeito que me fez 'vê-la em minha própria mãe' ao reti

SONETO 93's

'Toda a roupa recebe  a alma de quem a usa.'                   Mia Couto Um vestidinho verde-escuro ou 'oliva'...! Aquela peça, um vestuário apenas E tantos anos; 'passaram centenas'! Mas ao lembrar ainda cai saliva! E pros quitutes... vinham às dezenas! Como esquecer de noite tão festiva?! Marcado e 'solto' na memória viva Num 'sonho impúbere' que ainda encenas! A simples peça a transformou num passe A carruagem moranga e um pedaço ! Pratinho à mão e o vestido 'verde-alface'! No meio-fio a parecer 'compasso'! Fez que da escola eu também me lembrasse! Fada e madrinha que 'ousou' no regaço!

'BIATRIZ'

Filha da dinda também tem meu amor! Aquele seu jeito e carinha linda! Mesmo cabelo natural, sem tinta! E a primavera, de quem herda o olor! Com as sacolas que mandava a dinda! Que nos doou de tudo sem pudor! Também fadinha, 'de condão' e esplendor! E a descender de Portugal, Coimbra! Grande beleza que herdou com certeza! 'Até de costas'; vi quando eu subia! Quem desse 'império' coroei princesa! É 'Beatriz' o nome e eu nem sabia! Que herda o poema escrito nessa mesa! É Beatriz, mas a conheço 'Bia'!