Pular para o conteúdo principal

DE 'LICENÇA POÉTICA'!

Posso dizer que vivo da minha poesia...!

Que me sustenta com sua inspiração

que se faz no ar com um suspiro e é o 'próprio ar' que eu respiro!

Que me faz feliz, voar e me dá uma direção!

Vivo de poesia como os que dizem viver só de amor...

pelo amor, por um amor e para o amor!

Um trabalho que faço com esse mesmo amor

mesmo que 'pela dor' na forma de um desabafo!

Um trabalho que realizo imaginando, com o uso de um computador, só um pedaço de papel, 

ou com palavras ao vento e recitadas ao léu... 

trabalho como outro qualquer, que faço ao tirar 'licença poética', 

que me enriquece com 'rimas pobres' e preenche o tempo como se preenche um papel de qualquer formulário!

Um trabalho realizado nas folgas e férias dessa realidade... 

entre deusas e bofetões, me deparando com dados e coronéis, e é onde nesse tempo vago e 'espaço' entre as estrofes 

posso reencontrar coleguinhas 'pseudo-normalistas' que num pátio da lembrança ainda 'pulam elástico' com seus 'parangolés em tergal'!

Onde a razão entra em greve para a emoção poder 'extravasar'!

'Nefelibata' com muito orgulho...!

No curriculum, do latim da mesma palavra, vai de escriba de algum faraó a pregador de um deserto cujo o oásis surge num reconhecimento da obra!

Poesia com o seu poder libertador e que dizem ter sido inventada por um escravo da Grécia Antiga que levava o seu nome!

Mas que se trata de um trabalho justo com suas 'justiças poéticas' e para o qual sigo abordo daquele trem das quatro(quando se podia ouvir!), 

do Expresso de Retiro do Muriaé(desativado) e 'baldeando' com outras fantasias pego carona na barra de algum desses vestidos passantes, 

soltos, alheios, estampados, elegantes e alegremente estonteantes no balé de um espetáculo itinerante!

Com poesia também trabalho em casa e da janela vejo um mar 'sendo morador de um subúrbio', o horizonte

através de todas essas construções, ouço o canto dos pássaros misturado ao cantar de pneus, 

celeumas de multidões, o barulho de sirenes confundo com o canto das 'sereias', 

e também posso ver a lebre alegre saltando para além de um arco-íris! 

Esse céu de brigadeiro brigando ou com seus astros conspirando por nós...!

A misericórdia de Deus por mim, pelos que me rodeiam e odeiam!

Poesia não é trabalho é uma diversão que levo a sério!

Trabalho com poesia, caminho, vivo, durmo e quando acordo ainda pareço estar sonhando!

Poesia é meu trabalho, vida sendo a própria que se vive quando a vive e se mantém reavivado na alegria com o que se produz,

e eternizado com o que se registra!

Eu vivo dessa poesia e meu 'registro' também devia estar junto guardado em algum canto daquelas gavetas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O EFEITO 'ZANZA'

Que é o mesmo efeito de quem é 'acometido por paixão'! Por um amor platônico, cortês, proibido, 'pequeno-burguês', bandido, impossível(mas por que não?!) O efeito zanza te deixa zonzo... tamanha a beleza estonteante apesar da 'pouca estatura'! Te torna de novo um infante que lambe os beiços e se lambuza só de ver no 'baleiro' aquela gostosura! Um efeito que pode durar mesmo estando 'vinte anos sem ver'... Um esplendor que não sai de seus vinte anos('tatuada na mente'),  um sabor que ficou na boca sem eu nunca ter provado, porém, poder imaginar que gosto deve ser! Ah, é como sonhar acordado...! Se deparando com um cavalo alado com um 'espectro solar' refletido, em disparada, ou 'disparado' pelo seu chifre dourado! É um 'efeito estufa' que superaquece a temperatura e a obriga a usar shorts mesmo em junho, mês de 'sua primavera' ou aniversário! É o efeito que me fez 'vê-la em minha própria mãe' ao reti

SONETO 93's

'Toda a roupa recebe  a alma de quem a usa.'                   Mia Couto Um vestidinho verde-escuro ou 'oliva'...! Aquela peça, um vestuário apenas E tantos anos; 'passaram centenas'! Mas ao lembrar ainda cai saliva! E pros quitutes... vinham às dezenas! Como esquecer de noite tão festiva?! Marcado e 'solto' na memória viva Num 'sonho impúbere' que ainda encenas! A simples peça a transformou num passe A carruagem moranga e um pedaço ! Pratinho à mão e o vestido 'verde-alface'! No meio-fio a parecer 'compasso'! Fez que da escola eu também me lembrasse! Fada e madrinha que 'ousou' no regaço!

'BIATRIZ'

Filha da dinda também tem meu amor! Aquele seu jeito e carinha linda! Mesmo cabelo natural, sem tinta! E a primavera, de quem herda o olor! Com as sacolas que mandava a dinda! Que nos doou de tudo sem pudor! Também fadinha, 'de condão' e esplendor! E a descender de Portugal, Coimbra! Grande beleza que herdou com certeza! 'Até de costas'; vi quando eu subia! Quem desse 'império' coroei princesa! É 'Beatriz' o nome e eu nem sabia! Que herda o poema escrito nessa mesa! É Beatriz, mas a conheço 'Bia'!