Pular para o conteúdo principal

A PILHA DE JORNAIS

 


Olhai aquela pilha de velhos jornais...

Empilhando o que já foram notícias'quentinhas', 

'Mornas' e dadas da forma mais fria!

Agora tudo é só uma pilha de jornais...

Com notícias velhas e passadas, boas e más, desimportantes...

Tanto faz!

Não importando mais 'quem fez', o que tais páginas diziam sobre...

Sobre o que ou quem falavam, o que recomendavam, quem recomendavam

Ou 'promoviam'...!

Jornais que se empilham, se joga, se pisa, escarra

Ou animais defecam em cima também não importando se traziam imagens

De Deborah Secco ou de sua santidade, o Papa!

Agora numa só pilha formando todo um lixo, se resumiriam!

Uma guerra que se deu sei lá onde, sei lá quem venceu!

Uma briga de vizinhos sei lá quem começou... sei lá quem cedeu!

Velhas e novas ditaduras, doenças, curas, torturas, prisões, solturas...!

A velha política, novos ricos, um admirável mundo, algum Raimundo morto 

Em alguma grande explosão numa notícia 'bombástica' ou só sensacionalista!

Uma greve que ainda não acabou, uma crise de alguma celebridade,

Uma linda modelo agora uma senhora de idade e ainda mais linda...!

Alguém que morreu e 'se tornou bom'!

Tudo isso jaz naquela pilha de velhos jornais,

Reunidos por velhos avós e pais sem que me avisassem ou 'noticiassem'!

Servirão de abrigo e colchões para animais e insetos ou até seres humanos

Abaixo da linha da pobreza e dessas páginas sociais!

Mas essa pilha de velhos jornais podem conter notícias novas para mim

Se eu não tomar cuidado em olhar a data, a manchete, a capa...

Mas esse jornal novo também parece cheio de 'notícias velhas'!

Jornais que conseguem capturar 'romantismo' de uma violação

E banalizar o nascimento de um rebento dependendo de quem ele for...!

Assim como para aquelas páginas nada significa o nascer de uma flor!

Nessas páginas muitas das vezes o mal vence e muito vende

Apesar de eu ver alguns de meus heróis ainda vivos ali!

Mas agora tudo é lixo, 'marrom' seja qual for a cor da sua imprensa, prensa, impressão!

'Não têm mais cor' depois que a chuva molhou, tudo que estava escrito se borrou,

Toda aquela pilha se rasgou e o mundo acabou!

Aquele escândalo agora tão silencioso, um exército infantil que possa surgir

Usando o jornal que sobrou como 'chapéu'!

Vejo uma vaga de emprego(que ainda pode estar valendo!).

Ele ainda pode servir para embrulho, assento...

Para fazermos 'marias-chocas' como fazíamos com a minha avózinha!

Para uma 'carta anônima' de algum terrorista ou para a poesia

Se também recortarmos para remontá-lo num texto dadaísta!

Partidas de futebol e programas de televisão que perdi,

Mas que agora assisto com o 'slowmotion' desse folhear!

Programas e grandes shows formados por uma plateia também silenciosa e estática!

Todo um sangue que me parece 'suculento' e essas cabeças cortadas

Ao lado dessas bundas sorridentes em alguma praia também estiradas!

Notícias falsas ou 'fake' que eu acredito e fatos que eu duvido

Ou não quero acreditar!

Mas agora é tudo passado, consumado, pisado ou passado por cima para se 'encobrir'...!

Tudo é passado até no jornal de amanhã tudo isso se repetir!  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O EFEITO 'ZANZA'

Que é o mesmo efeito de quem é 'acometido por paixão'! Por um amor platônico, cortês, proibido, 'pequeno-burguês', bandido, impossível(mas por que não?!) O efeito zanza te deixa zonzo... tamanha a beleza estonteante apesar da 'pouca estatura'! Te torna de novo um infante que lambe os beiços e se lambuza só de ver no 'baleiro' aquela gostosura! Um efeito que pode durar mesmo estando 'vinte anos sem ver'... Um esplendor que não sai de seus vinte anos('tatuada na mente'),  um sabor que ficou na boca sem eu nunca ter provado, porém, poder imaginar que gosto deve ser! Ah, é como sonhar acordado...! Se deparando com um cavalo alado com um 'espectro solar' refletido, em disparada, ou 'disparado' pelo seu chifre dourado! É um 'efeito estufa' que superaquece a temperatura e a obriga a usar shorts mesmo em junho, mês de 'sua primavera' ou aniversário! É o efeito que me fez 'vê-la em minha própria mãe' ao reti

SONETO 93's

'Toda a roupa recebe  a alma de quem a usa.'                   Mia Couto Um vestidinho verde-escuro ou 'oliva'...! Aquela peça, um vestuário apenas E tantos anos; 'passaram centenas'! Mas ao lembrar ainda cai saliva! E pros quitutes... vinham às dezenas! Como esquecer de noite tão festiva?! Marcado e 'solto' na memória viva Num 'sonho impúbere' que ainda encenas! A simples peça a transformou num passe A carruagem moranga e um pedaço ! Pratinho à mão e o vestido 'verde-alface'! No meio-fio a parecer 'compasso'! Fez que da escola eu também me lembrasse! Fada e madrinha que 'ousou' no regaço!

'BIATRIZ'

Filha da dinda também tem meu amor! Aquele seu jeito e carinha linda! Mesmo cabelo natural, sem tinta! E a primavera, de quem herda o olor! Com as sacolas que mandava a dinda! Que nos doou de tudo sem pudor! Também fadinha, 'de condão' e esplendor! E a descender de Portugal, Coimbra! Grande beleza que herdou com certeza! 'Até de costas'; vi quando eu subia! Quem desse 'império' coroei princesa! É 'Beatriz' o nome e eu nem sabia! Que herda o poema escrito nessa mesa! É Beatriz, mas a conheço 'Bia'!